Pular para o conteúdo

Municípios recebem repasse de R$ 9,9 bi de adicional de 1% do FPM em julho

9 de julho de 2026

Fruto de uma conquista histórica da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditado nas contas das prefeituras no próximo dia 10 de julho. Garantido pela Emenda Constitucional 84/2014, o montante total será de R$ 9.946.934.783,39 e não sofre retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Operacionalmente, o cálculo do adicional de julho segue a mesma sistemática do 1% de dezembro, garantido pela EC 55/2007, aplicando-se o percentual sobre a arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) acumulada entre julho do ano passado e junho deste ano. 

Para os Municípios, o repasse extra é fundamental, especialmente porque o FPM historicamente apresenta uma queda em julho devido à sazonalidade da arrecadação e aos níveis de atividade econômica. No entanto, a CNM destaca que, por se tratar de uma transferência constitucional, os Municípios devem respeitar os mínimos constitucionais de aplicação, destinando 15% para a saúde e 25% para a educação.

Conteúdo Exclusivo
A CNM disponibiliza no Conteúdo Exclusivoum acompanhamento das transferências constitucionais, onde é possível monitorar os repasses dos repasses aos cofres municipais. Na plataforma, o interessado pode conferir o valor extra do mês de julho de 2026 que será creditado aos Municípios com informações por coeficientes e por Estado. Nessas tabelas são apresentados os valores brutos do repasse e o seu respectivo desconto, de 1% do Pasep. Confira quanto seu Município vai receber de repasse adicional de 1% do FPM.

Acesse também:

FPM: 1º decêndio de julho será creditado nesta sexta-feira (10)

Da Agência CNM de Notícias

From → Notícias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora