Empresário investigado por esquema de fraudes em dívidas do IPTU é morto a tiros
O empresário Carlos Evander Azarias foi morto a tiros dentro de casa na noite desta quarta-feira (26), de acordo com a Polícia Militar (PM), , em Londrina, no norte do Paraná.
Azarias era réu em um processo que apura fraude na cobrança do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) no município.
De acordo com a polícia, o crime aconteceu na Vila Casoni, próximo à rodoviária. Segundo a PM, um homem foi visto passando várias vezes de moto em frente a uma casa, até render o genro do empresário e entrar no local.
Dentro da residência, Azarias foi atingido por vários tiros e morreu na hora. O atirador fugiu.
O corpo do empresário será velado e sepultado no cemitério Parque das Allamandas.
Fraude
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) apontava Azarias como chefe de um esquema que, em troca de propina, usava senhas de servidores públicos para apagar dívidas de impostos do sistema da prefeitura de Londrina entre 2015 e 2017.
De acordo com o MP, o esquema causou um prejuízo de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Ao todo, 26 pessoas eram acusadas de participação no esquema.
O empresário foi preso preventivamente em dezembro de 2018, mas em foi liberado no início do mês e passou a usar tornozeleira eletrônica.
Investigação
A Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) investigam se a morte do empresário tem relação com o esquema apontado pelo MP.
A polícia investiga, também, se há relação com outro assassinato que aconteceu no início em 6 de junho, quando uma servidora municipal foi morta a tiros quando saía de casa de manhã.
Até o momento a polícia não identificou a motivação do crime e nem conseguiu identificar suspeitos.