Pular para o conteúdo

Mais de 6,1 milhões de empresas estavam inadimplentes em abril

2 de junho de 2022

A crise econômica está provocando o endividamento de milhões de empresas no país.Segundo dados da Serasa Experian, 6.119.950 delas estavam inadimplentes em abril – quase 200 mil a mais que no mesmo mês do ano passado. Este é o número mais alto de inadimplência desde abril de 2020, quando o indicador alcançou 6.148.561 empresas.

comportamento dos consumidores mantendo o consumo restrito e por necessidade como principal critério para fechar as contas no fim do mês também tem impacto nas empresas pela redução no consumo, avalia Luiz Rabi, economista da Serada.

“Enquanto a instabilidade econômica perdurar, os empreendedores continuarão encontrando dificuldades para sair do vermelho, já que precisam lidar com o encarecimento dos insumos e do crédito”, ressalta Rabi.

De acordo com o advogado especialista em recuperação de dívidas, Luiz Felizardo Barroso, entre as principais razões que levam aos endividamentos estão a inflação e queda na renda:

“Não só a elevação dos preços, a economia como um todo, reduzindo enormemente a oferta de novos produtos e anulando praticamente as trocas de trabalho por bens de consumo”, explica o especialista.

Veja os setores mais afetados

Segundo a Serasa, o setor de serviços é o que tem mais empresas em dificuldades: 52,5% do total de inadimplentes. O comércio representa 38,3% do total, enquanto as indústrias, 7,9%. Já o setor primário corresponde a apenas 0,9%.

As micro e pequenas empresas representam a maior parcela de empresas negativadas no país em abril deste ano (5.518.707).

“As empresas de portes menores têm sofrido mais financeiramente, pois possuem um fluxo de caixa naturalmente ameno e, com isso, mesmo com as linhas de crédito facilitadas pelo Pronampe, levam mais tempo para se recuperar economicamente”, explica Rabi.

Fonte: Extra Economia e Finanças

From → Notícias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: