Arrecadação do IPTU/TRSD 2022 de Salvador preocupa
A arrecadação do IPTU/TRSD 2022 de Salvador ainda é modesta, talvez reflexo da insegurança jurídica que se instalou na cidade. O vencimento ocorre no mês de fevereiro na data escolhida à época do recadastramento imobiliário e consta no boleto enviado pelos correios.
A segunda via do IPTU/TRSD 2022 já está disponível para pagamento desde janeiro. Todavia, apenas 10% dos contribuintes de Salvador pagaram os dois tributos: 66 mil recolheram a cota única e 31 mil optaram pelo parcelamento, representando o montante de 97 milhões e meio, quando a expectativa de ingresso é de quase 1 bilhão de reais. Considerando o aumento médio de 24,25% nos dois tributos, o incremento de 17% no valor arrecadado, em relação ao mesmo período no exercício de 2021, fica muito aquém do esperado, representando aproximadamente 12% da receita estimada.
Os contribuintes que estiverem em desacordo com os valores cobrados podem impugnar o lançamento até a data de vencimento do tributo de forma eletrônica no site sefaz.salvador.ba.gov.br para o IPTU e presencialmente para a TRSD no Protocolo Geral da SEFAZ na Rua da Vassouras, Centro.
Link da impugnação do IPTU 2022
https://www.sefaz.salvador.ba.gov.br/sie/
OBS: Quando o vencimento do tributo for dia não útil a impugnação será até o primeiro dia útil seguinte. Exemplo: a impugnação do IPTU/TRSD que vence 05/02/2022 será 07/02/22, conforme prazo fixado no calendário.
Link do calendário de impugnação
https://www.sefaz.salvador.ba.gov.br/Iptu/impugnaIptu?Length=4#gsc.tab=0