Prefeitura inova com o pagamento de tributos via Pix
A Prefeitura acaba de ampliar seus canais digitais para pagamento de tributos via Pix. Além do IPTU, o cidadão agora pode utilizar esse meio eletrônico para pagar a segunda via do tributo mobiliário, que é a taxa de alvará de funcionamento, segunda via dos feirantes, parcelamentos de débitos tributários e emissão de guia de ITBI, inclusive segunda via.
No mês, a Prefeitura de Jundiaí recebe, em média, 90 mil pagamentos de todos os tipos. Desse total, 80% são feitos através de canais eletrônicos e 20% por presenciais.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, afirma que a pandemia acelerou os serviços digitais e o contribuinte tem que ser atendido com rapidez e segurança. “Esses serviços digitais estão alinhados com o conceito de Cidade Inteligente. Além disso, a administração pública precisa ser moderna e facilitar a vida do munícipe no que diz respeito ao serviço público prestado. Em Jundiaí, as inovações tecnológicas se integram cada vez mais ao nosso dia a dia, criando facilidades para o cidadão.”
Parimoschi lembra ainda que o primeiro tributo com opção de pagamento por Pix foi o IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano), em julho deste ano, a partir de um trabalho conjunto entre a Unidade de Gestão de Governo e Finanças e a Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí). Desde então, são em média três mil pagamentos de IPTU por Pix ao mês. “A experiência, com a adesão cada vez maior do cidadão, mostra que é um sistema que veio para ficar.”
“O uso do Pix é uma opção simples, rápida e está se tornando preferência das pessoas como meio de pagamento. Com a boa aceitação, a tendência é ter cada vez mais essa opção à disposição do munícipe.” diz o diretor-presidente da CIJUN, Amauri Marquezi de Luca.
Para fazer o pagamento com o Pix, o contribuinte deve acessar a página de Governo e Finanças no site da Prefeitura de Jundiaí ou através do APP. Após escolher o tributo a ser pago e colocar seus dados, ele terá acesso às parcelas em aberto. Ao lado de cada uma delas haverá o botão do Pix. Ao escolher essa opção, será gerado automaticamente um QR Code para que seja concluído o pagamento.
A Prefeitura de Jundiaí acaba de ampliar seus canais digitais para pagamento de tributos via Pix. Além do IPTU, o cidadão agora pode utilizar esse meio eletrônico para pagar a segunda via do tributo mobiliário, que é a taxa de alvará de funcionamento, segunda via dos feirantes, parcelamentos de débitos tributários e emissão de guia de ITBI, inclusive segunda via.