Pular para o conteúdo

Termômetro Legislativo

24 de setembro de 2019

Deputados baianos vão ao MEC tratar da crise das universidades e institutos federais

A Bancada da Bahia se reuniu nesta tarde com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar dos cortes das universidades e institutos federais baianos, entre outros temas. A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) fez alguns questionamentos ao ministro sobre o sistema de transição do Future-se nas universidades e a decisão do MEC de contratar professor sem concurso para instituição que aderir ao programa, além de cobrar a nomeação da reitora eleita do IFBA, Luzia Mota.

 

Na ocasião, Alice apresentou ao ministro uma tabela com o valor total dos cortes das universidades federais baianas. O ministro alegou que os dados eram falsos, se limitou a dizer que o governo está buscando desbloquear os recursos e que o Future-se irá contribuir com essa captação de verbas. Porém, o programa ainda nem foi apresentado ao Congresso e os deputados solicitavam uma resposta para a crise atual das instituições, que não sabem como vão concluir as atividades neste ano.

 

Em relação à decisão do MEC de contratar professor sem concurso, Weintraub classificou a medida como uma “válvula de escape” para diminuir os gastos do governo com pessoal. Além disso, o ministro não explicou a demora para a nomeação dos reitores das universidades e institutos, não respondendo ao questionamento da deputada Alice sobre a nomeação da reitora eleita do IFBA, Luzia Mota.

 

“Mais uma vez, o ministro apresentou seu discurso privatista. Ele alega que não defende a privatização das universidades, mas apresenta um programa que irá entregar as instituições ao mercado. Saímos da reunião ainda mais convencidos de que esse governo é o maior inimigo da educação. Continuaremos na luta por recursos e em defesa da autonomia universitária”, afirmou Alice ao sair da audiência.

Foto: Ascom MEC
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: