Pular para o conteúdo

Salvador tem o pior acesso à saúde do Nordeste e está em penúltimo lugar entre as capitais brasileiras

30 de janeiro de 2026

O soteropolitano que precisa de atendimento encontra, atualmente, uma rede de saúde ineficiente na cidade. Salvador está entre as duas piores capitais do Brasil no acesso à saúde, ocupando a ultima posição no Nordeste e a penúltima no país, perdendo apenas para Belém do Pará, no Ranking 2025 de Acesso à Saúde, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), tendo caído 32 posições em relação ao ano de 2024.

A cobertura de saúde suplementar caiu 14 posições, a cobertura vacinal despencou 38 colocações, e o atendimento pré-natal caiu 15. A cobertura de atenção primária ocupa o 327º lugar, mas apresentou em relação a 2024 um acréscimo de 12 posições.

Salvador hoje ocupa a 388ª colocação em relação as cidades brasileiras, refletindo a precariedade da gestão de saúde da rede municipal. 

O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, considerando indicadores como cobertura vacinal, Atenção Primária, leitos do SUS, mortalidade e eficiência da gestão municipal.

Mais acesso não basta: o alerta do ranking

O próprio CLP faz um alerta central: acesso sem qualidade não cumpre a missão da política pública de saúde. Um município verdadeiramente competitivo é aquele que consegue oferecer serviços amplos, acessíveis e de boa qualidade, garantindo não apenas atendimento, mas resolutividade.

Fonte: https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios/


From → Notícias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora