Pular para o conteúdo

Plano Real da Segurança será implementado pelo Governo Lula

25 de agosto de 2025
O governo Lula quer repetir na segurança pública o que o Plano Real representou para a economia nos anos 1990: uma mudança estrutural
Batizada informalmente de “Plano Real da Segurança”, a proposta será apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em forma de projeto de lei ao Congresso. 
A ideia é atacar o poder das facções criminosas, que hoje impõem regras próprias a 26% da população brasileira — o maior índice da América Latina. 
Entre as medidas previstas, estão: 
Criação de um banco nacional das organizações criminosas, para mapear integrantes e áreas de atuação; Uma agência nacional de combate às facções; Novas regras de inquéritos e dispositivos legais para infiltração de policiais em empresas de fachada; Punições mais duras para crimes ligados a facções, agentes públicos e empresas cúmplices; Proteção reforçada a juízes e promotores que enfrentam esses grupos; 
Além disso, o texto propõe mudanças na definição legal de organização criminosa e endurece critérios para progressão de regime de condenados. 
O plano corre em paralelo à PEC da Segurança, já aprovada na CCJ da Câmara, que amplia poderes da União sobre políticas de segurança e expande atribuições da Polícia Federal e da PRF.

Fonte: The News

From → Notícias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora