Dólar enfrenta seu pior 1° semestre em 5 décadas
Queda acentuada.
O dólar americano encerrou o primeiro semestre de 2025 com queda de 10,7%, seu pior desempenho para o período desde 1973.
O índice DXY, que mede o dólar frente a 6 moedas como euro e iene, despencou de um pico de 110 para a casa dos 97 pontos. Nem mesmo a recuperação das bolsas — com o S&P 500 subindo 5,73% — foi suficiente para conter a sangria.
| O que puxou a queda? |
| O tarifaço promovido por Trump contra parceiros comerciais, que reacendeu o risco de guerra comercial; As críticas de Trump ao Fed e ao seu presidente Jerome Powell O risco fiscal do megaprojeto de isenção tributária do Trump, que pode adicionar US$ 3,2 trilhões à dívida americana em 10 anos. Em especial, a expectativa de corte de juros pelo Fed, que enfraquece ainda mais a atratividade do dólar globalmente. |
Na prática, o dólar mais fraco encarece viagens para americanos e afasta investidores estrangeiros, um combo que pressiona o governo justo quando ele precisa captar mais recursos.
A moeda americana ainda domina as reservas cambiais e contratos internacionais, mas os investidores estão revisando sua confiança na moeda mais usada do mundo diante das políticas econômicas de Trump.
Fonte: The News


