Pular para o conteúdo

Salvador é a segunda cidade a receber o Pronasci Juventude

24 de agosto de 2024

 O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania Juventude (Pronasci Juventude) chegou a Salvador, capital da Bahia. A iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi apresentada na cidade nos dias 19 e 20 de agosto em um evento técnico-científico no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória.

O evento incluiu mobilizações das redes de garantia de direitos, organizações comunitárias e juventudes, além de visitas aos espaços de referência nos bairros Fazenda Coutos e Paripe, no Subúrbio Ferroviário, e Liberdade, na região central de Salvador. A solenidade de abertura reuniu cerca de cem pessoas, entre autoridades do governo federal, acadêmicos e instituições parceiras.

A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, presente na cerimônia, destacou a importância do projeto voltado para jovens em situação de vulnerabilidade socio-racial agravada. “Estamos começando quase que simultaneamente em Salvador e no Rio de Janeiro e já negociando a ampliação para as regiões Norte e Centro-Oeste ainda neste ano”, afirmou. Ela ressaltou a meta de expandir do projeto a partir do próximo ano, especialmente para cidades mais afetadas pela violência.

Também participaram do evento a coordenadora-geral do Pronasci, Tamires Gomes Sampaio; a coordenadora-geral do Pronasci Juventude, Andreia de Jesus; e a coordenadora do Pronasci Juventude baseada na Senad, Lívia Casseres.

A cerimônia contou, ainda, com a presença de representantes do Ministério da Igualdade Racial, do Instituto Federal da Bahia, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, da Coordenação-Geral de Políticas para Juventude da Bahia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Fundo de População das Nações Unidas e da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas. Os jovens Álvaro Oliveira e Uiliane Barreto, moradores dos territórios atendidos, também participaram como representantes do engajamento da juventude local.

Lançamento especial

O evento incluiu o lançamento da edição comemorativa da revista Turma da Mônica Jovem – Estatuto da Juventude, elaborada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Instituto Maurício de Sousa e governo federal. O exemplar, distribuído virtualmente, celebra o Dia Internacional da Juventude e o 11º aniversário da Lei Federal nº 12.852/2013, que estabelece o Estatuto da Juventude.

Visita aos territórios

A equipe do Pronasci Juventude também fez visitas técnicas a espaços de referência em Salvador, como o Projeto Educar é Ensinar a Viver, em Fazenda Coutos; o Centro Cultural Mamulengo, em São Tomé de Paripe; a Associação Cultural Linha 8, na Liberdade; e o espaço de convivência do CIEE, em Salvador. “Conhecer os territórios é fundamental para dimensionar a nossa atuação e promover o desenvolvimento social e comunitário de adolescentes e jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade socio-racial agravada”, concluiu Andreia de Jesus, coordenadora-geral do Pronasci Juventude.

Sobre o projeto

A implementação do programa nas cidades do Rio de Janeiro e de Salvador tornou-se possível a partir da construção conjunta de estratégias e metodologias próprias da prevenção no campo das políticas sobre drogas. Essas ações são fundamentadas nos impactos da letalidade violenta, do aprisionamento em massa de jovens negros e periféricos e da exploração do trabalho infantil pelas organizações criminosas que movimentam o mercado de drogas ilícitas nas duas cidades.

O programa, que tem investimento inicial de R$ 22 milhões, funciona por meio de parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps), da Fiocruz. Ele permitirá o atendimento, a proteção social, a elevação da escolaridade, a formação profissionalizante e a inclusão produtiva de 1,5 mil jovens no Rio de Janeiro e de 500 em Salvador.  Ainda neste ano, o Pronasci Juventude chegará ao Norte e ao Centro-Oeste do Brasil.

Pronasci Juventude no Rio de Janeiro

O programa foi lançado no Rio de Janeiro nos dias 13 e 14 de agosto em um encontro com a participação de cerca de 30 agentes territoriais, ativistas e lideranças comunitárias, na Defensoria Pública do RJ. A solenidade de abertura do evento técnico-científico ocorreu no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira.

Fonte: Gov.br

From → Notícias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora